0

Que cor é a minha cor

Uma gracinha de historinha! Trabalhando questões Étinico-Racias...
0

As tranças de Bintou

O texto desta história faz a crianças afrodescendentes se sentirem seguras e valorizadas...
"Se vc clicar duas vezes sobre a capinha do livro, abrirá meu picasa...Lá vc encontrará além deste livrinho completo outras ideias para trabalhar com crianças na Educação Básica."
1

Alice no País das Maravilhas

Em novembro vamos assistir a peça teatral
"Alice no país das maravilhas"
Será muito legal !  Vamos fechar com chave de ouro o Projeto "Na Época dos Castelos"!
Já postei em meu picasa algumas figuras da Alice para montar atividades...
0

O Pensamento de Lev Semenovich Vygotsky

Marta Kohl de Oliveira



1.Plano genético postulado por Vygotsky:

•Filogênese: história de uma espécie (Ex: plasticidade do cérebro)

•Ontogênese: desenvolvimento do ser (o indivíduo)

•Sociogênese: história da cultura onde o indivíduo está inserido.

•Microgênese: história de determinado fenômeno; (foco bem definido; faz a gente olhar para o outro de forma singular).

2.Mediação Simbólica:

A relação entre o homem e o meio é mediada por instrumentos, símbolos, pessoas.

Exemplo da vela (relação mediada): Mediação semiótica

Internalizado: representação mental.

3.Pensamento e Linguagem:

Signos / Língua (fala, discurso).

Função da comunicação: fala socializada, pensamento generalizante, discurso interior;

Relação pensamento + linguagem = compreensão, generalização.

4.Inteligência prática e abstrata:

Prática: Sem mediação simbólica (primórdios do pensamento)

Abstrata: funciona em plano simbólico: lembrar, criar, imaginar, planejar...

5. Fala egocêntrica:

Piaget – desenvolvimento está saindo do indivíduo.

Vygotsky – falar sozinho: traz pra dentro de si; a criança explicita pra ela mesma os passos de seu pensamento.

6. Desenvolvimento e aprendizagem: é que promove o desenvolvimento.

• Piaget – “por desenvolver-se é que o indivíduo aprende”.

Por exemplo: a brincadeira (jogo simbólico, jogos de papéis, jogo de faz-de-conta).

Atividades realizadas do “lado de fora” que servirão de suporte para o desenvolvimento.

7. Zonas de desenvolvimento proximal: é onde acontece a intervenção pedagógica. É a distância entre o desenvolvimento real e o potencial; está próximo, mas ainda não foi atingido. Define as funções que ainda não amadureceram, mas estão em estado de germinação.

• Antes – zona de desenvolvimento real: o que a criança já faz ou sabe fazer; já existe um conhecimento consolidado. Por exemplo, domínio da ideia de juntar, de adicionar: 2 + 2 + 2 = 6.

• Zona de desenvolvimento potencial – é determinado por aquilo que a criança ainda não domina, mas é capaz de realizar com o auxílio de alguém mais experiente. Por exemplo, uma multiplicação simples, quando ela já sabe somar: 3 x 2 = 6.


8. Intervenção pedagógica: é essencial dentro do processo de desenvolvimento.
0

"Pensamento e linguagem"

... um problema deve surgir, que não possa ser solucionado a não ser que
pela formação de um novo conceito
(Vygotsky, 1962:55)


O Significado das palavras e a Formação de Conceitos


A partir do momento que a criança descobre que tudo tem um nome, cada novo objeto que surge representa um problema que a criança resolve atribuindo-lhe um nome. Quando lhe falta a palavra para nomear este novo objeto, a criança recorre ao adulto. Esses significados básicos de palavras assim adquiridos funcionarão como embriões para a formação de novos e mais complexos conceitos.


Pensamento, linguagem e desenvolvimento intelectual

De acordo com Vygotsky, todas as atividades cognitivas básicas do indivíduo ocorrem de acordo com sua história social e acabam se constituindo no produto do desenvolvimento histórico-social de sua comunidade (Luria, 1976). Portanto, as habilidades cognitivas e as formas de estruturar o pensamento do indivíduo não são determinadas por fatores congênitos. São, isto sim, resultado das atividades praticadas de acordo com os hábitos sociais da cultura em que o indivíduo se desenvolve. Conseqüentemente, a história da sociedade na qual a criança se desenvolve e a história pessoal desta criança são fatores cruciais que vão determinar sua forma de pensar. Neste processo de desenvolvimento cognitivo, a linguagem tem papel crucial na determinação de como a criança vai aprender a pensar, uma vez que formas avançadas de pensamento são transmitidas à criança através de palavras (Murray Thomas, 1993).
Para Vygotsky, um claro entendimento das relações entre pensamento e língua é necessário para que se entenda o processo de desenvolvimento intelectual. Linguagem não é apenas uma expressão do conhecimento adquirido pela criança. Existe uma inter-relação fundamental entre pensamento e linguagem, um proporcionando recursos ao outro. Desta forma a linguagem tem um papel essencial na formação do pensamento e do caráter do indivíduo.

Zona de desenvolvimento próximal

Um dos princípios básicos da teoria de Vygotsky é o conceito de "zona de desenvolvimento próximal". Zona de desenvolvimento próximal representa a diferença entre a capacidade da criança de resolver problemas por si própria e a capacidade de resolvê-los com ajuda de alguém. Em outras palavras, teríamos uma "zona de desenvolvimento auto-suficiente" que abrange todas as funções e atividades que a criança consegue desempenhar por seus próprios meios, sem ajuda externa. Zona de desenvolvimento próximo, por sua vez, abrange todas as funções e atividades que a criança ou o aluno consegue desempenhar apenas se houver ajuda de alguém. Esta pessoa que intervém para orientar a criança pode ser tanto um adulto (pais, professor, responsável, instrutor de língua estrangeira) quanto um colega que já tenha desenvolvido a habilidade requerida.
Uma analogia interessante nos vem à mente quando pensamos em zona de desenvolvimento próximal. Em mecânica, quando regula-se o ponto de um motor a explosão, este deve ser ajustado ligeiramente à frente do momento de máxima compressão dentro do cilindro, para maximizar a potência e o desempenho.
A ideia de zona de desenvolvimento próximal é de grande relevância em todas as áreas educacionais. Uma implicação importante é a de que o aprendizado humano é de natureza social e é parte de um processo em que a criança desenvolve seu intelecto dentro da intelectualidade daqueles que a cercam (Vygotsky, 1978). De acordo com Vygotsky, uma característica essencial do aprendizado é que ele desperta vários processos de desenvolvimento internamente, os quais funcionam apenas quando a criança interage em seu ambiente de convívio.
0

OS Sete Novelos( Lenda Africana )

Os sete novelos Autor:ANGELA SHELF MEDEARIS Editora:COSAC NAIFY Resenha: Os sete novelos conta a história dos irmãos da tribo Axânti que não conseguiam se entender e sempre discutiam pelos motivos mais banais. Desgostoso, o pai morre deixando para os filhos meninos sete novelos de linha colorida e uma incumbência: transformá-los em ouro, até o pôr-do-sol. A pena para o não cumprimento da tarefa é a expulsão de casa. As ilustrações de xilogravura, feitas em tons fortes, são a representação pictórica da alegria da cultura africana
0

Teoria de Piaget

A assimilação é o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra (classifica) um novo dado perceptual, motor ou conceitual às estruturas cognitivas prévias (WADSWORTH, 1996). Ou seja, quando a criança tem novas experiências (vendo coisas novas, ou ouvindo coisas novas) ela tenta adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui.A acomodação acontece quando a criança não consegue assimilar um novo estímulo, ou seja, não existe uma estrutura cognitiva que assimile a nova informação em função das particularidades desse novo estímulo (Nitzke et alli, 1997a).
0

Jean Piaget (1896-1980)

Biólogo , Psicólogo suíço, desenvolveu a teoria "epistemologia genética", que diz que a partir do nascimento os seres humanos são submetidos a fases de desenvolvimento cognitivo, descrevendo quatro estágios de desenvolvimento: sensório, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal. Ele acreditava que essas etapas devem ser preenchidas de forma linear e que o conhecimento foi construído pelo indivíduo por meio da ação. Portanto, o meio ambiente e os conhecimentos inatos ou não influenciaram nesta evolução. Seu trabalho foi em grande parte observacional e ele é creditado com o uso de termos como assimilação e acomodação
0

África de todos nós

Estou escrevendo um Projeto sobre Africanidades...Em breve tem novidades...
0

Caderno de Textos

É muito bom quando as crianças começam a ler com autonomia...
Postei novidades no Picasa!
0

Tudo para a PRIMAVERA

Setembro chegou e a primavera está chegando...Não deixe de visitar meu picasa...tem muitas coisas para a primavera...Clicar 2 vezes sobre esta imagem para abrir todas...