0

Início da Alfabetização



     Ao assumir sua nova turma em 1º lugar apresente-se aos  alunos e com muita descontração, diga como você é, do que mais gosta...
     Em seguida apresente  a escola (todos os espaços e as pessoas que neles trabalham explicando o que cada um faz) dando ênfase aos sanitários (explique também como usar para não sujar) e o local onde se alimentam (mostrando onde colocar os talheres e vasilhas da escola, onde por o lixo, lavar as mãos).
     Retornando a sala cada um se apresenta, diz o que espera da escola, o que gosta, o que não gosta e outros detalhes que acharem importante. Isso é feito na roda de conversa,  sente as cças em círculo para que possam ver a todos e interagir melhor (pode ser no pátio, na quadra, num espaço qualquer da escola e se não for possível sair faça dentro da sala mesmo dispondo as cadeiras em círculo.
     Depois, em sala de aula fazer a leitura de uma obra infantil voltada para o trabalho com a diversidade e o convívio. Ler cada dia um livro durante uma semana (nos outros dias os livros e textos são variados e de gêneros diferentes).
     Discutimos os combinados, eu assumo o papel de escriba e coloco os mesmo em forma de lista na lousa. No dia seguinte entrego uma cópia digitada para cada cça. Eles colam no caderno de leitura e, se não tiver vc pode colocar no caderno de classe mesmo.
     Começo o trabalho propriamente dito com o alfabeto e o trabalho com os nomes das crianças. Faço fitas de cartolina com os nomes de cada um e em grupo colamos os mesmos em ordem alfabética separando meninas de meninos. Essa chamadinha deve ficar fixada na parede da sala e servirá como fonte de pesquisa para escreverem outras palavras.

Atividades permanentes 
1-trabalho com o alfabeto

Todos os dias cantar a parlenda suco gelado:
SUCO GELADO
CABELO ARREPIADO
QUAL É A LETRA DO SEU NAMORADO
A-B-C-D-E...... sempre apontar as letras no alfabeto que deve ser fixado acima do quadro negro.
Primeiro vamos na sequência e depois saltando. Cada dia um aluno vai apontar as letras no alfabeto para a sala ir falando.
Fazer esse tipo de atividade até que todos sejam capazes de reconhecer e nomear todas as letras e saber a sequência alfabética.

2-Trabalho com o calendário

Trabalhar o dia do mês
o ano
o mês
que dia ou mês vem antes ou depois de...
trabalhar o clima desenhando, abaixo de cada quadrinho com o dia do mês, como está o tempo e no final do mês fazer tabelas e gráficos: quantos dias chuvosos, nublados, ensolarados
Trabalhar primeiro dia da semana, os nomes dos dias ( fazer um cartaz com um nome abaixo do outro na ordem, e fixar na parede, fazer também um de números com as escritas por extenso dos mesmos e um com os meses do ano - Esse material é necessário, eles usam como suporte para a escrita autónoma).

3_ Leitura pelo professor

Ler no início da aula, um livro, uma receita, um poema, uma música, ou seja, use variedade textual, vários géneros e autores. Use estratégias diferentes para prender a atenção dos mesmos (mude o tom de voz para cada personagem, faça mistério, deixe para ler o final depois, pergunte o que acham que vai acontecer depois de certa parte do livro (instigue de forma que leiam as entrelinhas, o implícito e o explicito). Faça também leitura por capítulos.
4 Leitura compartilhada

Fazer duas vezes por semana. Os alunos acompanham a leitura na cópia que recebem.  Trabalhar com textos de memória, cantigas, trava línguas...... Depois da leitura colam no caderno de texto ou outro.
Você também pode aproveitar o texto para fazer a leitura de ajuste onde pede para encontrarem e grifarem as palavras que vc pedir.
5- Roda da conversa

Uma vez por semana, com as cças dispostas em círculos, discutir fatos ocorridos na escola, no bairro, no mundo. Falamos sobre sentimentos, sobre assuntos ligados à ciência, consumo, ética, convivência, fatos históricos...
6-Roda literária

Todo final de semana as cças levam gibis, livros ou revistas para leitura e para compartilhar o prazer da mesma com os familiares.
Então, na segunda feira , fazer a roda literária onde os alunos fazem indicações do que leram. Leiam esse livro porque.. Eu indico esse livro porque... Ou não indico essa leitura porque.... Eles fazem um breve resumo da obra (oralmente)
7- Fazendo a contagem de alunos
Contamos as crianças que estão na sala e fazemos a conta, no canto da lousa, para descobrirmos quantos alunos faltaram.


 IMPORTANTE TER EXPOSTO NAS PAREDES DA SALA:

ALFABETO SEM GRAVURAS - acima da lousa
CALENDÁRIO DO MÊS
OS DIAS DA SEMANA
MESES DO ANO
NUMERAIS E SUAS ESCRITAS
CHAMADINHA DIVIDIDA EM MENINOS E MENINAS NA ORDEM ALFABÉTICA E COM UMA FIGURA DO MENINO E UMA DA MENINA ACIMA DA FILEIRA DE NOMES
OS TEXTOS DE MEMÓRIA QUE VC FOR TRABALHANDO
AS LISTAS QUE VCS FOREM TRABALHANDO

ATIVIDADES QUE SÃO FUNDAMENTAIS NO TRABALHO COM ALFABETIZAÇÃO:
Escrita e leitura de listas (palavras do mesmo campo semântico. Exemplo: Tem na festa de aniversário (para oferecer pistas aos alunos de forma que façam antecipações de leitura por exemplo)
Leitura de ajuste de textos de memória (que são cantigas, parlendas, trava línguas, quadrinhas) Cante com eles várias vezes até que note que decoraram o texto.
 Você lê apontando com o dedo na lousa, eles acompanham na cópia que eles tem.
Em seguida vc fala a palavra e eles precisam encontrar na cópia do texto que tem em mãos
Reescrita de textos de memória
Depois de memórizado
Você pode trabalhar essa atividade com as duplas produtivas.
Reescrita de contos, ou reconto: Pedir, de início, que escrevam a parte que mais gostaram, que escrevam a cantiga que aparece no conto, que escrevam o início ou o final...
Ao trabalhar com contos procure relacionar junto com eles as várias formas usadas para iniciar um conto, para finalizar os mesmos, liste personagens, liste cenários, heróis, vilões... Isso será fundamental que quando produzirem textos de autoria e mesmo para a reescrita.
Esse traballho pode ser feito de diferentes formas: no coletivo (eles vão ditando e vc é o escriba, discuta com eles a melhor forma de escrever para deixar o texto mais bonito), em duplas produtivas ou individualmente. Depende de seu objetivo e do nível de conhecimento as cças.
Cruzadinhas e caça palavras (sempre no mesmo campo semântico, com ou sem banco de palavras de acordo com o nível de escrita de cada aluno) em dupla ou individualmente
Leitura e interpretação com autonomia Para alunos em nível silábico alfabético e alfabético

É FUNDAMENTAL
Que os alunos tenham oportunidade de comparar sua leitura e escrita com a leitura e escrita dos demais e, para tanto, há que ter socialização de conhecimentos.
Que o professor trabalhe, o tempo todo, a autoestima, autoimagem, tolerância, virtudes, ética....
Que o professor faça intervenções pontuais durante a execução das atividades para que os alunos progridam. Perguntar se não está faltando ou sobrando letra por exemplo, pedindo que o alunos leia apontando com o dedo para ver onde está faltando ou sobrando letra, por exemplo.
Que o professor respeite o tempo e ritmo de cada cça.
Que o aluno veja no professor alguém em quem ele pode confiar, um amigo que o respeita e jamais o exporá diante da sala, não o comparará com outros, não causará nenhum constrangimento e lhe dará orientações importantes para que siga com confiança na construção de seus conhecimentos.
Que o professor consiga um clima de respeito, amizade e solidariedade na sala.
Que as atividadade não sejam voltadas para o siga o exemplo, para atividades infinitas de memorização ( recrimino a decoreba não o trabalho com memorização) e que tragam desafios que os alunos sejam capazes de resolver (não fáceis que ele faça sem pensar, nem tão difíceis que ele não consiga resolver).

OS CANTINHOS IMPORTANTES TER EM SALA DE AULA

CANTINHO DA LEITURA: gibis, livros, revistas, textos impressos de forma geral (folhetos, propagandas...também) tudo separadinho de forma atrativa (tenho um expositor de revistas na sala, uma caixa com os livros e outra com textos variados)
CANTINHO DA GEOGRAFIA: com um globo e mapas que as cças podem manusear e também maquetes que eles produzem
CANTINHO DOS DICIONÁRIOS: onde eles podem pegar o dicionário para procurar palavras ou mesmo manusear e ler a vontade
CANTINHO DOS JOGOS DIDÁTICOS: onde eles tem acesso a joguinhos fabricados ou mesmo feitos com sucata por eles mesmos ou pela professora.
Eles usam os cantinhos livremente quando terminam as atividades ou quando necessário. Sempre precisam manter os mesmos organizados