
23
set
2010
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O texto desta história faz a crianças afrodescendentes se sentirem seguras e valorizadas...
"Se vc clicar duas vezes sobre a capinha do livro, abrirá meu picasa...Lá vc encontrará além deste livrinho completo outras ideias para trabalhar com crianças na Educação Básica."
As tranças de Bintou

"Se vc clicar duas vezes sobre a capinha do livro, abrirá meu picasa...Lá vc encontrará além deste livrinho completo outras ideias para trabalhar com crianças na Educação Básica."
20
set
2010
1
Em novembro vamos assistir a peça teatral
"Alice no país das maravilhas"
Será muito legal ! Vamos fechar com chave de ouro o Projeto "Na Época dos Castelos"!
Já postei em meu picasa algumas figuras da Alice para montar atividades...
Alice no País das Maravilhas

"Alice no país das maravilhas"
Será muito legal ! Vamos fechar com chave de ouro o Projeto "Na Época dos Castelos"!
Já postei em meu picasa algumas figuras da Alice para montar atividades...
19
set
2010
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1.Plano genético postulado por Vygotsky:
•Filogênese: história de uma espécie (Ex: plasticidade do cérebro)
•Ontogênese: desenvolvimento do ser (o indivíduo)
•Sociogênese: história da cultura onde o indivíduo está inserido.
•Microgênese: história de determinado fenômeno; (foco bem definido; faz a gente olhar para o outro de forma singular).
2.Mediação Simbólica:
A relação entre o homem e o meio é mediada por instrumentos, símbolos, pessoas.
Exemplo da vela (relação mediada): Mediação semiótica
Internalizado: representação mental.
3.Pensamento e Linguagem:
Signos / Língua (fala, discurso).
Função da comunicação: fala socializada, pensamento generalizante, discurso interior;
Relação pensamento + linguagem = compreensão, generalização.
4.Inteligência prática e abstrata:
Prática: Sem mediação simbólica (primórdios do pensamento)
Abstrata: funciona em plano simbólico: lembrar, criar, imaginar, planejar...
5. Fala egocêntrica:
Piaget – desenvolvimento está saindo do indivíduo.
Vygotsky – falar sozinho: traz pra dentro de si; a criança explicita pra ela mesma os passos de seu pensamento.
6. Desenvolvimento e aprendizagem: é que promove o desenvolvimento.
• Piaget – “por desenvolver-se é que o indivíduo aprende”.
Por exemplo: a brincadeira (jogo simbólico, jogos de papéis, jogo de faz-de-conta).
Atividades realizadas do “lado de fora” que servirão de suporte para o desenvolvimento.
7. Zonas de desenvolvimento proximal: é onde acontece a intervenção pedagógica. É a distância entre o desenvolvimento real e o potencial; está próximo, mas ainda não foi atingido. Define as funções que ainda não amadureceram, mas estão em estado de germinação.
• Antes – zona de desenvolvimento real: o que a criança já faz ou sabe fazer; já existe um conhecimento consolidado. Por exemplo, domínio da ideia de juntar, de adicionar: 2 + 2 + 2 = 6.
• Zona de desenvolvimento potencial – é determinado por aquilo que a criança ainda não domina, mas é capaz de realizar com o auxílio de alguém mais experiente. Por exemplo, uma multiplicação simples, quando ela já sabe somar: 3 x 2 = 6.
8. Intervenção pedagógica: é essencial dentro do processo de desenvolvimento.
O Pensamento de Lev Semenovich Vygotsky
Marta Kohl de Oliveira
1.Plano genético postulado por Vygotsky:
•Filogênese: história de uma espécie (Ex: plasticidade do cérebro)
•Ontogênese: desenvolvimento do ser (o indivíduo)
•Sociogênese: história da cultura onde o indivíduo está inserido.
•Microgênese: história de determinado fenômeno; (foco bem definido; faz a gente olhar para o outro de forma singular).
2.Mediação Simbólica:
A relação entre o homem e o meio é mediada por instrumentos, símbolos, pessoas.
Exemplo da vela (relação mediada): Mediação semiótica
Internalizado: representação mental.
3.Pensamento e Linguagem:
Signos / Língua (fala, discurso).
Função da comunicação: fala socializada, pensamento generalizante, discurso interior;
Relação pensamento + linguagem = compreensão, generalização.
4.Inteligência prática e abstrata:
Prática: Sem mediação simbólica (primórdios do pensamento)
Abstrata: funciona em plano simbólico: lembrar, criar, imaginar, planejar...
5. Fala egocêntrica:
Piaget – desenvolvimento está saindo do indivíduo.
Vygotsky – falar sozinho: traz pra dentro de si; a criança explicita pra ela mesma os passos de seu pensamento.
6. Desenvolvimento e aprendizagem: é que promove o desenvolvimento.
• Piaget – “por desenvolver-se é que o indivíduo aprende”.
Por exemplo: a brincadeira (jogo simbólico, jogos de papéis, jogo de faz-de-conta).
Atividades realizadas do “lado de fora” que servirão de suporte para o desenvolvimento.
7. Zonas de desenvolvimento proximal: é onde acontece a intervenção pedagógica. É a distância entre o desenvolvimento real e o potencial; está próximo, mas ainda não foi atingido. Define as funções que ainda não amadureceram, mas estão em estado de germinação.
• Antes – zona de desenvolvimento real: o que a criança já faz ou sabe fazer; já existe um conhecimento consolidado. Por exemplo, domínio da ideia de juntar, de adicionar: 2 + 2 + 2 = 6.
• Zona de desenvolvimento potencial – é determinado por aquilo que a criança ainda não domina, mas é capaz de realizar com o auxílio de alguém mais experiente. Por exemplo, uma multiplicação simples, quando ela já sabe somar: 3 x 2 = 6.
8. Intervenção pedagógica: é essencial dentro do processo de desenvolvimento.
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O Significado das palavras e a Formação de Conceitos
A partir do momento que a criança descobre que tudo tem um nome, cada novo objeto que surge representa um problema que a criança resolve atribuindo-lhe um nome. Quando lhe falta a palavra para nomear este novo objeto, a criança recorre ao adulto. Esses significados básicos de palavras assim adquiridos funcionarão como embriões para a formação de novos e mais complexos conceitos.
Pensamento, linguagem e desenvolvimento intelectual
De acordo com Vygotsky, todas as atividades cognitivas básicas do indivíduo ocorrem de acordo com sua história social e acabam se constituindo no produto do desenvolvimento histórico-social de sua comunidade (Luria, 1976). Portanto, as habilidades cognitivas e as formas de estruturar o pensamento do indivíduo não são determinadas por fatores congênitos. São, isto sim, resultado das atividades praticadas de acordo com os hábitos sociais da cultura em que o indivíduo se desenvolve. Conseqüentemente, a história da sociedade na qual a criança se desenvolve e a história pessoal desta criança são fatores cruciais que vão determinar sua forma de pensar. Neste processo de desenvolvimento cognitivo, a linguagem tem papel crucial na determinação de como a criança vai aprender a pensar, uma vez que formas avançadas de pensamento são transmitidas à criança através de palavras (Murray Thomas, 1993).
Para Vygotsky, um claro entendimento das relações entre pensamento e língua é necessário para que se entenda o processo de desenvolvimento intelectual. Linguagem não é apenas uma expressão do conhecimento adquirido pela criança. Existe uma inter-relação fundamental entre pensamento e linguagem, um proporcionando recursos ao outro. Desta forma a linguagem tem um papel essencial na formação do pensamento e do caráter do indivíduo.
Zona de desenvolvimento próximal
Um dos princípios básicos da teoria de Vygotsky é o conceito de "zona de desenvolvimento próximal". Zona de desenvolvimento próximal representa a diferença entre a capacidade da criança de resolver problemas por si própria e a capacidade de resolvê-los com ajuda de alguém. Em outras palavras, teríamos uma "zona de desenvolvimento auto-suficiente" que abrange todas as funções e atividades que a criança consegue desempenhar por seus próprios meios, sem ajuda externa. Zona de desenvolvimento próximo, por sua vez, abrange todas as funções e atividades que a criança ou o aluno consegue desempenhar apenas se houver ajuda de alguém. Esta pessoa que intervém para orientar a criança pode ser tanto um adulto (pais, professor, responsável, instrutor de língua estrangeira) quanto um colega que já tenha desenvolvido a habilidade requerida.
Uma analogia interessante nos vem à mente quando pensamos em zona de desenvolvimento próximal. Em mecânica, quando regula-se o ponto de um motor a explosão, este deve ser ajustado ligeiramente à frente do momento de máxima compressão dentro do cilindro, para maximizar a potência e o desempenho.
A ideia de zona de desenvolvimento próximal é de grande relevância em todas as áreas educacionais. Uma implicação importante é a de que o aprendizado humano é de natureza social e é parte de um processo em que a criança desenvolve seu intelecto dentro da intelectualidade daqueles que a cercam (Vygotsky, 1978). De acordo com Vygotsky, uma característica essencial do aprendizado é que ele desperta vários processos de desenvolvimento internamente, os quais funcionam apenas quando a criança interage em seu ambiente de convívio.
"Pensamento e linguagem"
... um problema deve surgir, que não possa ser solucionado a não ser que
pela formação de um novo conceito
(Vygotsky, 1962:55)
(Vygotsky, 1962:55)
A partir do momento que a criança descobre que tudo tem um nome, cada novo objeto que surge representa um problema que a criança resolve atribuindo-lhe um nome. Quando lhe falta a palavra para nomear este novo objeto, a criança recorre ao adulto. Esses significados básicos de palavras assim adquiridos funcionarão como embriões para a formação de novos e mais complexos conceitos.
Pensamento, linguagem e desenvolvimento intelectual
De acordo com Vygotsky, todas as atividades cognitivas básicas do indivíduo ocorrem de acordo com sua história social e acabam se constituindo no produto do desenvolvimento histórico-social de sua comunidade (Luria, 1976). Portanto, as habilidades cognitivas e as formas de estruturar o pensamento do indivíduo não são determinadas por fatores congênitos. São, isto sim, resultado das atividades praticadas de acordo com os hábitos sociais da cultura em que o indivíduo se desenvolve. Conseqüentemente, a história da sociedade na qual a criança se desenvolve e a história pessoal desta criança são fatores cruciais que vão determinar sua forma de pensar. Neste processo de desenvolvimento cognitivo, a linguagem tem papel crucial na determinação de como a criança vai aprender a pensar, uma vez que formas avançadas de pensamento são transmitidas à criança através de palavras (Murray Thomas, 1993).
Para Vygotsky, um claro entendimento das relações entre pensamento e língua é necessário para que se entenda o processo de desenvolvimento intelectual. Linguagem não é apenas uma expressão do conhecimento adquirido pela criança. Existe uma inter-relação fundamental entre pensamento e linguagem, um proporcionando recursos ao outro. Desta forma a linguagem tem um papel essencial na formação do pensamento e do caráter do indivíduo.
Zona de desenvolvimento próximal
Um dos princípios básicos da teoria de Vygotsky é o conceito de "zona de desenvolvimento próximal". Zona de desenvolvimento próximal representa a diferença entre a capacidade da criança de resolver problemas por si própria e a capacidade de resolvê-los com ajuda de alguém. Em outras palavras, teríamos uma "zona de desenvolvimento auto-suficiente" que abrange todas as funções e atividades que a criança consegue desempenhar por seus próprios meios, sem ajuda externa. Zona de desenvolvimento próximo, por sua vez, abrange todas as funções e atividades que a criança ou o aluno consegue desempenhar apenas se houver ajuda de alguém. Esta pessoa que intervém para orientar a criança pode ser tanto um adulto (pais, professor, responsável, instrutor de língua estrangeira) quanto um colega que já tenha desenvolvido a habilidade requerida.
Uma analogia interessante nos vem à mente quando pensamos em zona de desenvolvimento próximal. Em mecânica, quando regula-se o ponto de um motor a explosão, este deve ser ajustado ligeiramente à frente do momento de máxima compressão dentro do cilindro, para maximizar a potência e o desempenho.
A ideia de zona de desenvolvimento próximal é de grande relevância em todas as áreas educacionais. Uma implicação importante é a de que o aprendizado humano é de natureza social e é parte de um processo em que a criança desenvolve seu intelecto dentro da intelectualidade daqueles que a cercam (Vygotsky, 1978). De acordo com Vygotsky, uma característica essencial do aprendizado é que ele desperta vários processos de desenvolvimento internamente, os quais funcionam apenas quando a criança interage em seu ambiente de convívio.
17
set
2010
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Os sete novelos Autor:ANGELA SHELF MEDEARIS Editora:COSAC NAIFY Resenha: Os sete novelos conta a história dos irmãos da tribo Axânti que não conseguiam se entender e sempre discutiam pelos motivos mais banais. Desgostoso, o pai morre deixando para os filhos meninos sete novelos de linha colorida e uma incumbência: transformá-los em ouro, até o pôr-do-sol. A pena para o não cumprimento da tarefa é a expulsão de casa. As ilustrações de xilogravura, feitas em tons fortes, são a representação pictórica da alegria da cultura africana
OS Sete Novelos( Lenda Africana )

11
set
2010
10
set
2010
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A assimilação é o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra (classifica) um novo dado perceptual, motor ou conceitual às estruturas cognitivas prévias (WADSWORTH, 1996). Ou seja, quando a criança tem novas experiências (vendo coisas novas, ou ouvindo coisas novas) ela tenta adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui.A acomodação acontece quando a criança não consegue assimilar um novo estímulo, ou seja, não existe uma estrutura cognitiva que assimile a nova informação em função das particularidades desse novo estímulo (Nitzke et alli, 1997a).
Teoria de Piaget

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Biólogo , Psicólogo suíço, desenvolveu a teoria "epistemologia genética", que diz que a partir do nascimento os seres humanos são submetidos a fases de desenvolvimento cognitivo, descrevendo quatro estágios de desenvolvimento: sensório, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal. Ele acreditava que essas etapas devem ser preenchidas de forma linear e que o conhecimento foi construído pelo indivíduo por meio da ação. Portanto, o meio ambiente e os conhecimentos inatos ou não influenciaram nesta evolução. Seu trabalho foi em grande parte observacional e ele é creditado com o uso de termos como assimilação e acomodação
Jean Piaget (1896-1980)

09
set
2010
07
set
2010
06
set
2010
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Caderno de Textos
04
set
2010
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Setembro chegou e a primavera está chegando...Não deixe de visitar meu picasa...tem muitas coisas para a primavera...Clicar 2 vezes sobre esta imagem para abrir todas...
Tudo para a PRIMAVERA
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