0

O Pensamento de Lev Semenovich Vygotsky

Marta Kohl de Oliveira



1.Plano genético postulado por Vygotsky:

•Filogênese: história de uma espécie (Ex: plasticidade do cérebro)

•Ontogênese: desenvolvimento do ser (o indivíduo)

•Sociogênese: história da cultura onde o indivíduo está inserido.

•Microgênese: história de determinado fenômeno; (foco bem definido; faz a gente olhar para o outro de forma singular).

2.Mediação Simbólica:

A relação entre o homem e o meio é mediada por instrumentos, símbolos, pessoas.

Exemplo da vela (relação mediada): Mediação semiótica

Internalizado: representação mental.

3.Pensamento e Linguagem:

Signos / Língua (fala, discurso).

Função da comunicação: fala socializada, pensamento generalizante, discurso interior;

Relação pensamento + linguagem = compreensão, generalização.

4.Inteligência prática e abstrata:

Prática: Sem mediação simbólica (primórdios do pensamento)

Abstrata: funciona em plano simbólico: lembrar, criar, imaginar, planejar...

5. Fala egocêntrica:

Piaget – desenvolvimento está saindo do indivíduo.

Vygotsky – falar sozinho: traz pra dentro de si; a criança explicita pra ela mesma os passos de seu pensamento.

6. Desenvolvimento e aprendizagem: é que promove o desenvolvimento.

• Piaget – “por desenvolver-se é que o indivíduo aprende”.

Por exemplo: a brincadeira (jogo simbólico, jogos de papéis, jogo de faz-de-conta).

Atividades realizadas do “lado de fora” que servirão de suporte para o desenvolvimento.

7. Zonas de desenvolvimento proximal: é onde acontece a intervenção pedagógica. É a distância entre o desenvolvimento real e o potencial; está próximo, mas ainda não foi atingido. Define as funções que ainda não amadureceram, mas estão em estado de germinação.

• Antes – zona de desenvolvimento real: o que a criança já faz ou sabe fazer; já existe um conhecimento consolidado. Por exemplo, domínio da ideia de juntar, de adicionar: 2 + 2 + 2 = 6.

• Zona de desenvolvimento potencial – é determinado por aquilo que a criança ainda não domina, mas é capaz de realizar com o auxílio de alguém mais experiente. Por exemplo, uma multiplicação simples, quando ela já sabe somar: 3 x 2 = 6.


8. Intervenção pedagógica: é essencial dentro do processo de desenvolvimento.