Linguagem Oral
|
|
Objetivos
|
Conteúdos
|
·
Reconhecer a linguagem oral como um instrumento desenvolvido pelo ser
humano num processo histórico, social e cultural;
·
Expressar-se oralmente em diferentes
situações de interação;
·
Utilizar a linguagem oral com fluência, expressando e defendendo o seu
ponto de vista;
·
Desenvolver
a capacidade de expressar - se de forma critica diante dos problemas sociais;
·
Ler com autonomia e compreensão os textos lidos pelo professor (a),
colegas e por si, os gêneros previstos;
·
Posicionar-se criticamente frente aos textos lidos;
·
Reproduzir textos com clareza, enfatizando os fatos principais;
·
Relacionar a linguagem escrita à linguagem oral a partir da reflexão
sobre textos lidos e discutidos, visando a reflexão e compreensão da
realidade;
Recontar
histórias ouvidas ou vividas utilizando-se de recursos expressivos próprios.
|
·
Narração de histórias conhecidas, relatos pessoais ou de
acontecimentos conhecidos, respeitando temporalidade encadeamento dos fatos
(memórias);
·
Participação em situações de comunicações, na qual circulem os gêneros
previstos procurando: intervir sem sair do assunto tratado;
·
Formular e responder perguntas, explicar manifestar opiniões, comentar
temas;
·
Utilização da linguagem oral com clareza, coesão e coerência,
argumentando para defender suas ideias;
·
Leitura de discussão de diverso tipos de textos que favorecem o
reconhecimento e identificação de
problemas vividos pela sociedade e pela comunidade local;
Reconto de histórias ouvidas ou vividas.
|
Linguagem Escrita
|
|
Objetivos
|
Conteúdos
|
·
Desenvolver crescente autonomia enquanto sujeito
de sua aprendizagem para que possa ser capaz de ler, interpretar, escrever e
produzir de forma autônoma;
·
Avançar no que se
refere à aquisição da leitura e da escrita a partir da valorização do percurso de suas histórias de vidas, do
desenvolvimento de temáticas pertinentes ao contexto social;
·
Produzir textos
considerando as características dos gêneros trabalhados e observando aspectos
imprescindíveis à compreensão como:
Coerência;
Coesão;
Pontuação;
Paragrafação;
·
Empregar adjetivos de forma correta;
·
Utilizar corretamente pronomes pessoais;
Utilizar corretamente as regras ortográficas.
|
·
Leitura de diferentes
gêneros textuais, estimulando a antecipação, inferência e verificação;
·
Produção de textos nas
mais variadas formas: coletivo, em duplas produtivas, individual ou tendo a
professora como escriba, considerando a finalidade e característica do gênero
(notícia, relatos pessoais e históricos, carta de solicitação, e Curriculum
vitae);
·
Produção de texto
compreendendo a base alfabética do sistema de escrita e reconhecendo
elementos como:
·
*Separação e
classificação de palavras e de sílabas;
·
*Regras ortográficas e
gramaticais;
·
*Substantivo próprio e
comum. (Gênero do substantivo, numero do substantivo grau do substantivo) *Singular e plural;
·
*Coletivo;
·
Pronome;
·
*Adjetivo;
·
* Acentuação;
·
* Paragrafação;
·
* Pontuação.
|
Linguagem Matemática
|
|
Objetivos
|
Conteúdos
|
·
Ampliar o significado
de número pelo seu uso em situações problemas no cotidiano e pelo
reconhecimento de relações e regularidades;
·
Resolver situações
problema presente no cotidiano fazendo uso das quatro operações;
·
Construir significado
das medidas de comprimento da massa, a partir de situações problema que
expressem seu uso no contexto social, outras áreas do conhecimento e que
possibilitem a comparação de mesma natureza;
·
Conhecer, reconhecer e utilizar corretamente o
sistema de numeração decimal;
·
Identificar e utilizar as noções de dezena,
centena e milhar;
·
Conhecer e comparar
figuras geométricas com elementos presentes na natureza;
·
Identificar situações em que o uso da porcentagem
é importante;
·
Usar o fator de multiplicação para acréscimos e
descontos;
·
Realizar a leitura e interpretação de informações
contidas em gráficos e tabelas.
|
·
Resolução de situações problema
compreendendo significados da adição, subtração, multiplicação e divisão;
·
Utilização das medidas de comprimento,
massa e relação entre as unidades trabalhadas;
·
Leitura, escrita, comparação, ordenação de
números racionais de uso frequente, na representação decimal, a partir do
sistema monetário e de sistema métrico.
·
Números naturais e seu uso no contexto
diário.
·
Adição simples e com reserva.
·
Subtração simples e com recurso.
·
Multiplicação. ( dobro e triplo)
·
Divisão
·
Figuras e planas e sólidos geométricos
·
Procedimento de cálculo mental, envolvendo
adição, subtração, multiplicação e divisão.
Porcentagem ( juros
simples )
|
Linguagem Corporal
|
|
Objetivos
|
Conteúdos
|
·
Refletir na busca de
informações sobre a saúde corporal e formas de divulga-las;
·
Reconhecer e valorizar
as práticas da cultura corporal;
·
Relacionar saúde com
hábitos para sua manutenção, como: alimentação, higiene e atividade física.
|
·
Compreensão do seu corpo e a possibilidade
de movimento;
·
Observação do corpo como forma de
comunicação e expressão;
·
A importância da atividade física para saúde
do ser humano;
·
Manutenção da higiene corporal e bucal, da
alimentação equilibrada como fatores de promoção da saúde;
|
Linguagem Tecnológica
|
|
Objetivos
|
Conteúdos
|
·
Desenvolver autonomia
na busca de informações e formas de divulga-las;
·
Reconhecer e valorizar lembranças e
memórias de histórias de vida, como fonte de prazer;
·
Desenvolver procedimentos críticos frente a
informações recebidas usá-las em situações problemas do cotidiano;
|
·
Produção de
conhecimento utilizando diversas fontes: jornal, revistas, internet, vídeo
etc;
·
Reflexão sobre os
motivos da divulgação de uma informação;
·
Leitura dos aspectos
sociais e busca pela sobrevivência através de vídeos, fotografias, músicas e internet.
Reflexão sobre os
problemas enfrentados pela sociedade.
|
Meio Ambiente
|
|
Objetivos
|
Conteúdos
|
·
Compreender a natureza como um todo
dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do
mundo em que vive.
·
Despertar o sentido de apropriação pela
natureza e interesses pelos problemas sociais e ambientais da comunidade;
·
Observar as transformações do meio
ambiente;
·
Conscientizar sobre a necessidade de
reciclagem do lixo; e o bom uso dos recursos hídrico;
·
Reconhecer o cuidado que devemos ter em
preservar toda espécie da fauna e flora;
·
Propiciar discussões, questionamentos,
troca, reflexões, buscas de informações da exploração do meio ambiente;
·
Refletir sobre os maiores problemas
ambientais presentes na localidade.
·
Ampliar e aplicar os conhecimentos
elaborados.
|
Adoção de hábitos ecologicamente
corretos em seu cotidiano;
Análise dos fenômenos
da natureza, regularidades com possibilidades de previsão pela sociedade;
·
Ciclo da água na natureza;
·
Fontes de energia;
·
Conservação e uso devido da água.
·
Aquecimento global e seus efeitos para o
manancial aquífero no Planeta Terra;
·
Poluição, Doenças;
·
Desmatamento;
·
Conservação do solo;
·
Poluição do solo;
·
Impactos ambientais;
·
Lixo;
·
Ecossistema;
·
Desastres ecológicos;
·
Atitudes de respeito com o meio ambiente e
consigo mesmo.
·
Sociedade e meio ambiente;
·
Interferência do homem na paisagem urbana e
rural;
·
Consciência ecológica;
·
O cidadão como agente transformador na
sociedade;
·
Bebidas e drogas lícitas e ilícitas;
·
Saneamento básico.
|
Cultura e Trabalho
|
|
Objetivos
|
Conteúdos
|
·
Desenvolver a capacidade de
expressar - se de forma critica diante dos problemas sociais;
·
Reconhecer algumas permanências e
transformações sociais, econômicas e culturais nas vivencias cotidianas das
famílias, da escola e da localidade;
·
Conhecer fatos
históricos que contribuem para análise crítica da realidade atual;
·
Refletir sobre temas atuais presentes em
diversos tipos de expressão;
·
Conhecer oportunidades de trabalho e renda;
·
Refletir sobre as diferentes culturas da sua cidade, história
e suas regiões artesanais devido a miscigenação;
·
Desenvolver relações intra e interpessoais
otimizadoras, quanto aos aspectos:
·
Sociais;
·
Culturais;
Afetivos.
·
Reconhecer a importância de produzir algo
útil para sua vida pessoal;
|
|
0