0

PLANO SEMESTRAL – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – SALA MULTISSERIADA





Linguagem Oral

Objetivos
Conteúdos
·         Reconhecer a linguagem oral como um instrumento desenvolvido pelo ser humano num processo histórico, social e cultural;
·         Expressar-se oralmente em diferentes situações de interação;
·                Utilizar a linguagem oral com fluência, expressando e defendendo o seu ponto de vista;
·         Desenvolver a capacidade de expressar - se de forma critica diante dos problemas sociais;
·         Ler com autonomia e compreensão os textos lidos pelo professor (a), colegas e por si, os gêneros previstos;
·         Posicionar-se criticamente frente aos textos lidos;
·                Reproduzir textos com clareza, enfatizando os fatos principais;
·                Relacionar a linguagem escrita à linguagem oral a partir da reflexão sobre textos lidos e discutidos, visando a reflexão e compreensão da realidade;
Recontar histórias ouvidas ou vividas utilizando-se de recursos expressivos próprios.





·         Narração de histórias conhecidas, relatos pessoais ou de acontecimentos conhecidos, respeitando temporalidade encadeamento dos fatos (memórias);
·         Participação em situações de comunicações, na qual circulem os gêneros previstos procurando: intervir sem sair do assunto tratado;
·         Formular e responder perguntas, explicar manifestar opiniões, comentar temas;
·         Utilização da linguagem oral com clareza, coesão e coerência, argumentando para defender suas ideias;
·         Leitura de discussão de diverso tipos de textos que favorecem o reconhecimento e  identificação de problemas vividos pela sociedade e pela comunidade local;

Reconto de histórias ouvidas ou vividas.
Linguagem Escrita

Objetivos
Conteúdos

·         Desenvolver crescente autonomia enquanto sujeito de sua aprendizagem para que possa ser capaz de ler, interpretar, escrever e produzir de forma autônoma;
·         Avançar no que se refere à aquisição da leitura e da escrita a partir da valorização do  percurso de suas histórias de vidas,  do  desenvolvimento de temáticas pertinentes ao contexto social;
·         Produzir textos considerando as características dos gêneros trabalhados e observando aspectos imprescindíveis à compreensão como:
 Coerência;
 Coesão;
 Pontuação;
Paragrafação;
·         Empregar adjetivos de forma correta;
·         Utilizar corretamente pronomes pessoais;
Utilizar corretamente as regras ortográficas.


·         Leitura de diferentes gêneros textuais, estimulando a antecipação, inferência e verificação;
·         Produção de textos nas mais variadas formas: coletivo, em duplas produtivas, individual ou tendo a professora como escriba, considerando a finalidade e característica do gênero (notícia, relatos pessoais e históricos, carta de solicitação, e Curriculum vitae);
·         Produção de texto compreendendo a base alfabética do sistema de escrita e reconhecendo elementos como:
·         *Separação e classificação de palavras e de sílabas;
·         *Regras ortográficas e gramaticais;
·         *Substantivo próprio e comum. (Gênero do substantivo, numero do substantivo grau do substantivo) *Singular e plural;
·         *Coletivo;
·          Pronome;
·         *Adjetivo;
·         * Acentuação;
·         * Paragrafação;
·         * Pontuação.
Linguagem Matemática

Objetivos
Conteúdos
·         Ampliar o significado de número pelo seu uso em situações problemas no cotidiano e pelo reconhecimento de relações e regularidades;
·         Resolver situações problema presente no cotidiano fazendo uso das quatro operações;
·         Construir significado das medidas de comprimento da massa, a partir de situações problema que expressem seu uso no contexto social, outras áreas do conhecimento e que possibilitem a comparação de mesma natureza;
·         Conhecer, reconhecer e utilizar corretamente o sistema de numeração decimal;                                                                                 
·         Identificar e utilizar as noções de dezena, centena e milhar;
·         Conhecer e comparar figuras geométricas com elementos presentes na natureza;
·         Identificar situações em que o uso da porcentagem é importante;
·         Usar o fator de multiplicação para acréscimos e descontos;
·         Realizar a leitura e interpretação de informações contidas em gráficos e tabelas.
·         Resolução de situações problema compreendendo significados da adição, subtração, multiplicação e divisão;
·         Utilização das medidas de comprimento, massa e relação entre as unidades trabalhadas;
·         Leitura, escrita, comparação, ordenação de números racionais de uso frequente, na representação decimal, a partir do sistema monetário e de sistema métrico.
·         Números naturais e seu uso no contexto diário.
·         Adição simples e com reserva.
·         Subtração simples e com recurso.
·         Multiplicação. ( dobro e triplo)
·         Divisão
·         Figuras e planas e sólidos geométricos
·         Procedimento de cálculo mental, envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão.
Porcentagem ( juros simples )

Linguagem Corporal

Objetivos
Conteúdos

·         Refletir na busca de informações sobre a saúde corporal e formas de divulga-las;
·         Reconhecer e valorizar as práticas da cultura corporal;
·         Relacionar saúde com hábitos para sua manutenção, como: alimentação, higiene e atividade física.
·         Compreensão do seu corpo e a possibilidade de movimento;
·         Observação do corpo como forma de comunicação e expressão;
·         A importância da atividade física para saúde do ser humano;
·         Manutenção da higiene corporal e bucal, da alimentação equilibrada como fatores de promoção da saúde;

Linguagem Tecnológica

Objetivos
Conteúdos
·         Desenvolver autonomia na busca de informações e formas de divulga-las;
·         Reconhecer e valorizar lembranças e memórias de histórias de vida, como fonte de prazer;
·         Desenvolver procedimentos críticos frente a informações recebidas usá-las em situações problemas do cotidiano;
·         Produção de conhecimento utilizando diversas fontes: jornal, revistas, internet, vídeo etc;
·         Reflexão sobre os motivos da divulgação de uma informação;
·         Leitura dos aspectos sociais e busca pela sobrevivência através de vídeos, fotografias, músicas e internet.
Reflexão sobre os problemas enfrentados pela sociedade.
Meio Ambiente

Objetivos
Conteúdos
·         Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive.
·         Despertar o sentido de apropriação pela natureza e interesses pelos problemas sociais e ambientais da comunidade;
·         Observar as transformações do meio ambiente;
·         Conscientizar sobre a necessidade de reciclagem do lixo; e o bom uso dos recursos hídrico;
·         Reconhecer o cuidado que devemos ter em preservar toda espécie da fauna e flora;
·         Propiciar discussões, questionamentos, troca, reflexões, buscas de informações da exploração do meio ambiente;
·         Refletir sobre os maiores problemas ambientais presentes na localidade.
·         Ampliar e aplicar os conhecimentos elaborados.











Adoção de hábitos ecologicamente corretos em seu cotidiano;
Análise dos fenômenos da natureza, regularidades com possibilidades de previsão pela sociedade;
·         Ciclo da água na natureza;
·         Fontes de energia;
·         Conservação e uso devido da água.
·         Aquecimento global e seus efeitos para o manancial aquífero no Planeta Terra;
·         Poluição, Doenças;
·         Desmatamento;
·         Conservação do solo;
·         Poluição do solo;
·         Impactos ambientais;
·         Lixo;
·         Ecossistema;
·         Desastres ecológicos;
·         Atitudes de respeito com o meio ambiente e consigo mesmo.
·         Sociedade e meio ambiente;
·         Interferência do homem na paisagem urbana e rural;
·         Consciência ecológica;
·         O cidadão como agente transformador na sociedade;
·         Bebidas e drogas lícitas e ilícitas;
·         Saneamento básico.





Cultura e Trabalho

Objetivos
Conteúdos
·         Desenvolver a capacidade de expressar - se de forma critica diante dos problemas sociais;
·         Reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivencias cotidianas das famílias, da escola e da localidade;
·         Conhecer fatos históricos que contribuem para análise crítica da realidade atual;
·         Refletir sobre temas atuais presentes em diversos tipos de expressão;
·         Conhecer oportunidades de trabalho e renda;
·         Refletir sobre as  diferentes culturas da sua cidade, história e suas regiões artesanais devido a miscigenação;
·         Desenvolver relações intra e interpessoais otimizadoras, quanto aos aspectos:
·         Sociais;
·         Culturais;
Afetivos.
·         Reconhecer a importância de produzir algo útil para sua vida pessoal;

  • Auxiliar o aluno a entender o que é miscigenação, e quem ele é, formando conceitos necessários para a compreensão das relações sociais, solidariedade e interação;
  • Pesquisas em diversas fontes sobre temas que relacionam cultura e realidade
  • Reconhecer a importância do trabalho e das profissões na vida em sociedade.
  • Visitas em locais e exploração de elementos que contribuem para o reconhecimento da identidade cultural, social e pessoal dos sujeitos.
  • Reconhecer a arte como forma de expressão presente na cultura humana