Sequência
Didática para o trabalho com produção de Carta de Leitor
Por
que desenvolver uma sequência ou projeto que envolve a produção de cartas de
leitor?
A
formação de leitores de revistas e jornais impressos e digitais é fundamental
para que os indivíduos participem da sociedade acompanhando acontecimentos de
natureza econômica, social e política. Assim, a construção de capacidades de
leitura de textos da esfera jornalística, tem se constituído, cada vez mais,
como uma condição para a formação de sujeitos atuantes nesta sociedade.
A
grande quantidade de informações que é veiculada nos meios de comunicação, bem
como a diversidade e efemeridade das matérias publicadas, exigem dos leitores o
uso de capacidades e procedimentos leitores específicos para que tenham acesso
a esses meios o que revela a importância do estudo dos gêneros da esfera
jornalística na escola.
Desse modo, observamos aqui a
importância do estudo efetivo dos textos jornalísticos – garantindo uma leitura
de fato compreensiva - para que o aluno possa se posicionar diante do que leu.
Propostas como: rodas
de jornal, situações de leitura compartilhada e leitura individual ou em duplas
são fortes aliadas nesse processo de conhecimento e apropriação do gênero Carta
de leitor.
Vale
ressaltar que as cartas de leitor priorizadas para nosso estudo são aquelas
publicadas nas seções dos diversos veículos destinadas ao comentário
argumentativo do leitor sobre matérias nele veiculadas e/ou sobre procedimentos
adotados por tais veículos do processo de publicação. As seções onde essas
cartas são publicadas recebem diferentes nomes como: Carta de leitores,
Painel de Leitor, Do Leitor, Correio do Leitor, Fórum de Leitores, entre
outros.
A
finalidade desta sequência é promover a inserção dos alunos na prática de
leitores e produtores de textos da esfera jornalística, isto é ajudar o
aluno a expressar sua opinião, posicionando-se diante de uma matéria lida e,
além disso, manifestando essa posição por meio de uma carta de leitor.
Para tanto, é preciso:
a) ler e discutir alguns textos que circulam na esfera
jornalística;
b) ler e analisar algumas cartas de leitor produzidas
no contexto primário;
c) observar como estas cartas (contexto secundário)
podem ser publicadas nos veículos de destino, identificando as mudanças que sofrem
neste processo;
d) produzir uma carta de leitor;
e) revisar uma carta de leitor.
1ª Etapa: Analisando
algumas cartas de leitor
|
Considerando
que a leitura compartilhada já faz parte da rotina do 4º e 5º ano essa
sequência é complemento do trabalho realizado com leitura de matérias
jornalísticas e roda de jornal que devem ocorrer de forma permanente nas salas
de ciclo I. É importante evidenciar que quanto maior for a proximidade do aluno
com matérias jornalística, maiores serão as condições de produzir
boas cartas de leitor.
Objetivos
· Conhecer e diferenciar cartas de leitor no contexto
primário e secundário (de produção e de publicação).
· Identificar uma carta opinativa de leitor.
Informe aos alunos que farão
a análise de duas cartas. Antes, porém, lerão a matéria que deu origem
à carta 2.
Entregue aos alunos a matéria Telefone
celular também é usado para alfabetização (anexo 1), e faça uma
leitura compartilhada para que os alunos possam se inteirar do assunto[4].
· Peça que antecipem, a partir do título, o
contexto de produção, subtítulos, o que o texto pode conter (você poderá
fazer uso das orientações contidas nas atividades de leitura colaborativa
realizadas nos ATPC.)
|
a) Explique aos alunos que lerão algumas cartas de
leitor para conhecer melhor esse gênero e assim poder produzir uma carta de
leitor para ser enviada a uma revista ou jornal.
b) Leia as cartas 1 e 2 coletivamente e peça aos
alunos que descubram qual a finalidade de cada uma.
Carta 1
Carapicuíba, 31 de março de 2009.
Revista Recreio,
Em
primeiro lugar queremos parabenizar a todos que trabalham na produção de uma
revista tão legal. Somos alunos daEscola Estadual Professora Marise da Costa Corrêa
de Oliveira e adoramos ler todas as edições que chegam aqui na escola.
Achamos tudo muito colorido e há seções divertidíssimas.
Nossa
professora aproveitou a seção de curiosidades da revista para propor uma
atividade para nós. Toda segunda-feira temos a roda das curiosidades e ela
sempre lê uma da revista, e assim vamos aprendendo uma série de coisas
diferentes.
Por
isso, decidimos escrever para a revista. Estamos curiosospara saber como é feito
o lápis de escrever e de colorir. Será que vocês podem responder esta questão?
Aguardamos resposta.
Alunos
2º ano B
Carta 2
Discuta coletivamente com os alunos:
a) Qual a finalidade das cartas?
b) Qual delas expressa uma opinião justificada sobre o
assunto comentado na matéria que foi lida? Você concordam com o que os alunos
escreveram na carta 2?
Carta 2
Em seguida, peça que leiam e
analisem, em duplas, como a carta ficou quando foi publicada na revista.
Carta 1 –
Publicada
Toda segunda-feira nossa
professora lê uma curiosidade da edição na sala de aula e assim aprendemos uma
série de coisas diferentes.
Adoramos!
2º
ano B EE Profª Marise da Costa Correa de Oliveira
Carapicuiba
- SP
Carta 2 -
Publicada (Jornal Correio Popular, 9 de
agosto de 2011)
Depois da leitura, discuta
coletivamente com os alunos:
a) A carta foi publicada do mesmo modo que foi
escrita?
b) O conteúdo da carta foi mantido?
c) O que mudou?
d) Por que vocês acham que a carta mudou?
Em seguida, solicialize as conclusões
dos grupos com a classe toda, discutindo as características principais das
cartas no contexto primário (quando foi escrita pelo leitor) e secundário
(quando foi publicada).
Principais características
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Contexto primário
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Contexto secundário
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2ª Etapa: Conhecendo
mais cartas de leitores
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· Conhecer as características do gênero carta
opinativa de leitor (os elementos que compõem a carta)
· Identificar a finalidade, tema e organização das
cartas e o posicionamento do autor.
a) Organize os alunos em pequenos grupos. Distribua um
jornal para cada aluno (ou a quantidade possível) e peça para selecionarem uma
noticia para deixar exposto no mural da sala.
b) Ofereça para cada grupo alguns exemplares de jornal
e oriente os alunos a procurarem uma notícia sobre um assunto relevante.
Informe que eles deverão ler a noticia e contar para os demais colegas do grupo
o assunto tratado, caderno em que foi publicada, data e local de publicação. No
caso dos alunos que ainda não tem uma leitura convencional fazer duplas com
alunos com leitura mais autônoma em que esses terão o papel de ler para o
outro.
c) Cada grupo deverá eleger uma notícia para
socializar na roda de jornal no momento seguinte.
d) VEJA O QUE MUDEI
e) Considerando que a leitura compartilhada já faz parte da rotina do 4º e
5º ano essa sequência é complemento do trabalho realizado com leitura de
matérias jornalísticas e roda de jornal que devem ocorrer de forma permanente
nas salas de ciclo I. É importante evidenciar que quanto maior for a
proximidade do aluno com matérias jornalística, maiores serão as
condições de produzir boas cartas de leitor.
f) Organize a sala em circulo ou semicírculo e peça
que um aluno por grupo conte sobre a notícia lida, jornal e caderno em que foi
publicada, data, local... Os demais participantes do grupo poderão ajudar a
complementar com informações que faltarem e for importante para compreensão da
noticia.
g) Dependendo da temática da notícia e da
possibilidade de discussão pelo grupo, faça questionamentos a respeito de duas
ou três das notícias, apresentada, buscando levar os alunos a emitirem opinião
a respeito da mesma, ou ainda, estabelecerem relação com outras situações ou
notícias de outros veículos. Cuide para que a roda não se estenda além das
possibilidades de efetiva participação dos alunos.
h) Para finalizar, exponha no mural da sala as
notícias selecionadas e apresentadas na roda.
2) Cartas de leitor:
Aprofundando o conhecimento.
A carta 3 foi colocada no final desse documento,
uma vez que a grande maioria dos PC decidiu não trabalhar com
ela.
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a) Peça aos alunos que leiam, em pequenos grupos, as
diferentes cartas de leitor escritas para os diversos veículos discutindo:
· Qual a finalidade da carta?
· Qual o tema que o leitor discute?
· Como ele se posiciona diante do tema que discute?
b) Socialize a discussão dos pequenos grupos e
organizar um quadro coletivamente
Cartas
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Finalidade
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Tema
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Como o leitor se posiciona
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Carta 4
Mossoró, 7 de julho de 2011
AO CORREIO DA TARDE - RN
Prezado Editor,
Li a matéria publicada na edição de 6 de julho, sobre os acidentes envolvendo
motociclistas, e queria dizer que discordo de uma parte do que foi escrito
nela, ou seja, sobre os causadores dos acidentes envolvendo carros e motos.
Em minha opinião, ao contrário do que
foi escrito, creio firmemente que quem mais causa acidentes são os condutores
de veículos de QUATRO rodas.
A moto é o meu transporte preferido,
para driblar o lento trânsito mossoroense, e digo que, conforme define o jornal
no mesmo artigo, sou motociclista, respeito as leis do trânsito, mas vejo
muitos carros cujos condutores não têm o devido respeito com a vida humana. Os
maiores sustos que tomei foram proporcionados justamente por motoristas
desatentos, ou, no mínimo, descuidados: curvas malfeitas, celulares colados na
orelha com só uma das mãos ao volante etc.
São muitas as situações que
observamos no dia a dia que mostram o menosprezo de motoristas por
motociclistas. Minha opinião, não é voz isolada; em encontros de motociclistas
esse assunto sempre vem à tona. Um dos casos relatado por um colega foi o de
que um carro derrubou uma moto e o seu ocupante - a condutora do veículo que
bateu saiu do carro ainda falando ao celular e ainda achando que tinha
toda a razão!
Saudações,
Juarez Belém – Motociclista- Mossoró /RN
Carta 5
29.05.2011
À
Folha de São Paulo
Sr. Toni Sciarretta,
Em relação à matéria publicada no
caderno Mercado em 18-05, em que o Sr. informa sobre a proibição do uso de
sacolas plásticas como embalagem a partir de 1º de janeiro próximo, penso que
São Paulo demorou muito a tomar a decisão de transformar em lei a proibição.
Todas as vezes que vou ao
supermercado fico indignada com a quantidade de sacolas que são utilizadas
pelos consumidores que não parecem preocupados com as conseqüências que o uso
destas embalagens causa ao meio ambiente.
Só quero lembrar às autoridades que
não basta sancionar a lei. É preciso ter uma fiscalização rigorosa e que as
multas previstas sejam realmente aplicadas para aqueles que a desrespeitarem.
Espero que não se torne mais uma estratégia de marketing pré eleitoreira, como
foi com a lei que proíbe os cidadãos dirigirem alcoolizados.
No começo fazem blitz, causam um
barulho, mas depois de algum tempo tudo volta ao que era antes: não há
fiscalização para coibir as infrações.
Atenciosamente
Josilda Cardoso – professora de
ensino fundamental- São Paulo
c) Retome as cartas e faça a leitura compartilhada garantindo
a compreensão do conteúdo de cada uma delas.
Dica para o professor:
Lembre-se que para essa leitura
compartilhada é fundamental que os alunos tenham acesso aos textos seja por
meio de uma cópia, seja exposto na lousa.
Ler as noticias que deram origem às
cartas contribui para a compreensão do que foi escrito além
de nos oferecer mais elementos e informações para o momento da
análise. A noticia referente à carta 4 encontra-se no anexo 3.
d) Faça uma primeira análise no coletivo sobre a Carta
4 e levante oralmente com os alunos:
· Como a carta começa?
· Como o autor indica sobre o que falará?
· Onde está indicada a posição do leitor? Marque no
texto.
· Como o escritor se identifica para o veículo?
· Como termina a carta?
e) Na sequência proponha que em duplas discutam e
façam a mesma análise com as cartas 5. Peça que registrem:
· Como a carta começa?
· Como o autor indica sobre o que falará?
· Onde está indicada a posição dos leitores? Marque
no texto.
· Como se identifica para o veículo?
· Como termina a carta?
f) Socialize as observações das duplas,
completando-as, se for necessário, e preenchendo o quadro abaixo.
ESTUDO DE
CARTAS DE LEITOR
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COMO A CARTA COMEÇA
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COMO O LEITOR SE IDENTIFICA?
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QUAL O ASSUNTO DA CARTA?
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COMO INDICA SOBRE O QUE FALARÁ
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COMO TERMINA A CARTA?
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Carta 4
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Carta 5
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Lei que proíbe o uso das sacolas plásticas.
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Favorável à lei, mas reivindica cumprimento
da mesma.
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Fórmula de despedida – atenciosamente.
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Anexo 4 A – Orientação geral para
leitura compartilhada/colaborativa das matérias
1. Leitura colaborativa do texto
Encaminhamento:
1. Antes da leitura, explique aos alunos que você lerá
uma matéria jornalistica. Informe onde foi publicada: jornal, caderno e data.
2. Leia o título, peça-lhes que comentem que
informações acreditam que trará o texto. Deixe que comentem o que sabem sobre o
assunto.
3. Informe que você fará a leitura fazendo algumas
interrupções para que comentem e expliquem o que estão entendendo sobre o
assunto tratado no texto.
4. Leia o texto, fazendo as paradas e perguntas que
devem ser planejadas para cada matéria. Incentive os alunos a manifestar
opinião. As paradas e perguntas durante a leitura tem o objetivo de
ajudar os alunos na compreensão do texto e de garantir a troca de opiniões. O
importante não é os alunos saberem responder certo ou errado, mas ouvi-los,
pedir que expliquem o que entenderam, que justifiquem suas reflexões. Propor
novas questões durante a leitura, se for necessário, de forma a garantir que os
alunos falem o que sabiam ou não sobre o assunto e troquem opiniões sobre o
tema abordado.
5. Algumas vezes, após a exploração inicial, é
necessário que a matéria seja lida na íntegra para depois retomá-la com
as questões de modo que os alunos tenham o conhecimento de todo o texto.
PRODUÇÃO
DE TEXTO: CARTA OPINATIVA DO LEITOR
O
gênero carta de leitor é uma espécie de subgênero do gênero carta (temos carta
pessoal, carta de solicitação, carta de reclamação, por exemplo). Isso porque
as cartas têm em comum a estrutura básica (por ex. o núcleo da carta). Embora
tenham muito em comum elas são variadas em suas formas de realização, seus
objetivos, intenções, propósitos (carta de pedido, carta resposta, carta
pessoal, carta ao leitor...)
As
cartas do leitor diferenciam-se um pouco das cartas tradicionais por
apresentarem dois contextos distintos: o da produção original do leitor
(contexto primário) e o da publicação (contexto secundário) que sofre processo
de editoração realizada pelo editor da revista.
Veja
o que Regina Demeterko Stadykoski- coloca em seu texto: As cartas
do leitor e o ensino da língua materna :
“Nos
jornais e revistas, há um espaço próprio destinado para que as cartas dos
leitores sejam publicadas”. Quando uma carta é enviada para a
publicação, o leitor precisa identificar-se e é responsabilizado pelo que
escreve. Nem todas as cartas são publicadas, pois passam por uma seleção e
podem ser resumidas ou parafraseadas. Cada jornal ou revista segue critérios
próprios de publicação.
O propósito comunicativo de uma revista ou jornal pode variar. Os temas podem
ser diferentes, assim como um mesmo assunto pode ser abordado de formas
variadas. Cada um tem um público alvo (homem, mulher, jovem, criança). Estes
fatores influenciam os leitores frente às reportagens, notícias, em outras
pedem conselhos, orientações sobre assuntos relacionados à adolescência:
gravidez e relacionamentos pessoais.
A
publicação das cartas segue normas, que variam de acordo com cada revista ou
jornal, como por exemplo, as que são enviadas à Revista Veja devem trazer a
assinatura, o endereço, o número da identidade e o telefone do autor. A seleção
das cartas parte de alguns critérios como clareza, conteúdo, que são adotados
pela direção da revista. Também, não há espaço para publicação de todas as
cartas recebidas. Assim, são lidas, analisadas e somente publicadas as
selecionadas pelo editor da seção Cartas e pela direção da Veja.
Além
disso, os objetivos das revistas ou jornais devem ser observados, Não se
escreve para uma revista de informação como a Veja da mesma forma que se
escreve para a revista Capricho, como podemos verificar nas seguintes cartas
publicadas em julho de 2008:
Galeraa,
Capricho, eu gostariaa de pedir novamente que
vocês
façam uma matéria sobre a luta livre (WWE). Sou
fanática
e gostaria de saber mais, muito mais desse esporte.
Obrigadaa,
Bzo Laizinha Hardy
Laizinha
Hardy
Campinas-SP
(Revista
Capricho, julho de 2008)
A
escola de tempo integral melhoraria muito a condição do
ensino
no Brasil, mas essa não é uma premissa para nossos
governantes
que alegam falta de recursos financeiros, o que
nem
sempre é verdade.
Luiz
César Pessoa Pinto
Formiga-MG
(Revista
Veja, ed. 2069, ano 41, nº. 28, 16 de julho de
2008,
p.37)
As cartas dos leitores definem-se como gêneros na medida em que elas
compartilham um determinado propósito comunicativo e estabelecem uma
interlocução do leitor com o meio de informação.
Para
fins de exemplificação, reproduzimos a seguir alguns títulos utilizados por jornais
e revistas para denominar a seção que traz as cartas de leitores:
Jornais:
Folha
de São Paulo: Painel do leitor;
Gazeta
do Povo: Coluna do leitor;
O
Estado do Paraná: O mural do leitor;
Folha
de Irati: Opinião do leitor.
Revistas:
Veja:
Cartas;
Superinteressante:
Desabafa, solte o verbo;
Capricho:
Diz, AÍ.
Enfim,
a produção deste gênero proporciona um espaço para que o leitor possa expor seu
ponto de vista a respeito de qualquer assunto, apresentar críticas, fazer
sugestões, discordar de um ponto de vista, participar da formação da opinião
pública.
Bezerra(2005)
afirma que as cartas do leitor atendem a propósitos comunicativos de elogiar,
criticar, opinar, reclamar, retificar, comunicar, agradecer, solicitar, como
mostram os exemplos abaixo retirados da Revista Veja em 2008:
· elogiar:
A
reportagem especial “A vida com instruções“ (09 de janeiro)
foi
um presente para todos que buscam entender a arte da
convivência
e superar os desafios para iniciar 2008 de bem com
a
vida.
Hugo
Lins Coelho
Recife-PE
(Revista
Veja, ed. 2043, ano 41, nº. 2, 16 jan.2008, p. 24)
· criticar:
Gostaria
de deixar registrada a minha indignação com a postura
do
governo Lula de mais uma vez aumentar os impostos, sendo
que,
com a maior cara-de-pau, disse que não iria fazê-lo, mas,
sim,
diminuiria os gastos públicos.
(“Pacote
de maldades” 9de janeiro”)
Alexandre
Cavalcanti
São
Paulo-SP
(Revista
Veja, ed. 2043, ano 41, nº. 2, 16 jan. 2008, p. 24)12
· opinar:
Concordo
plenamente com Gustavo Ioschpe e cumprimento pela
oportunidade
e clareza com que trouxe à baila um assunto que
tem
sido omitido nos debates educacionais. O fato de os
sindicatos
terem como primeiríssimo objetivo defender os
interesses
salariais dos professores contradiz tudo aquilo que o
Brasil
mais necessita na área educacional: professores
competentes
e motivados a ensinar aos alunos os conteúdos que
eles
precisam aprender e ajudá-los a se organizar para o estudo,
tudo
isso em ambiente prazeroso, fruto do bom diálogo entre
professor
e aluno.
Ignez
Martins
Tolli
Ph.D.
em Educação pela Universidade
de
Londres
Brasília-DF
(Revista
Veja, ed. 2044, ano 41, nº. 3, 23 jan.2008, p. 25)
· retificar:
Leio
toda semana a coluna de Millôr, que considero um ótimo
escritor.
Mas na desta semana (“As maravilhosas maravilhas da
natureza”,
16 de janeiro) percebi um equívoco. Ele se refere às
Sete
Quedas do Iguaçu, porém elas não existem mais, sumiram
com
a instalação de Itaipu. O ponto turístico que hoje pode ser
visitado
se chama Cataratas do Iguaçu.
Leticia
Corioletti
Joinville-SC
(Revista
Veja, ed. 2044, ano 41, nº. 3, 23 jan.2008, p. 26)
· comunicar:
Em
complementação ao quadro “Por que as latas de óleo
sumiram”
(Veja essa, 16 de janeiro), destaca-se o fato de que a
substituição
da lata de metálica pela embalagem plástica para o
acondicionamento
de óleo alimentício decorreu da preferência
do consumidor brasileiro. Além de resistente e transparente, a
embalagem
PET é escolhida pela dona-de-casa por ser prática e
higiênica,
contando com a tampa e bico e dosador da
quantidade.
A maioria dos fabricantes de óleo combustível
garante
o mesmo prazo de validade para o produto
acondicionado
em ambas as embalagens, e muitos não utilizam
conservantes.
Carlo
Lovatelli
Presidente
da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos
Vegetais
(Abiove)
São
Paulo-SP
(Revista
Veja, ed. 2044, ano 41, nº.3, 23 jan. 2008, p. 26)
· agradecer:
Há
cerca de três anos fui a uma dermatologista e, entre outras
coisas,
ela me disse que o sol só servia para dar câncer, que
nem
brancos nem negros deveriam se expor a ele, jamais! Que
esse
negócio de absorção de vitamina D é uma bobagem etc.
Eu
saí da sala dessa médica totalmente chocada e arrasada,
principalmente
porque sou apaixonada pelo sol. Portanto, foi
com
muita alegria que li a reportagem. Os estudos só vieram
confirmar
o que já sentia na própria pele: o sol me faz muito
bem
do que mal. Agora, sim, vou poder tomar o meu solzinho
com
90% de proteção e 0% de paranóia. E viva o sol, viva o
verão,
viva o calor!
Adriana
Domingues
Diadema-São
Paulo
(Revista
Veja, ed. 2044, ano 41, nº. 3, 23 jan. 2008, p. 22)
· solicitar:
Roberto
Civita se expressou com maestria sobre 2007. Cabe
à
classe dominante seguir ao menos 50% desse formidável
escrito
, e melhorará muito o nosso país. Que seja respeitada a
opinião
pública de forma contínua e que nossos políticos
honrem
seus cargos e assumam suas personalidades em prol
da
sociedade.
Diógenes
Pereira
da Silva
Uberlândia-MG
(Revista
Veja, ed. 2043, ano 41, nº. 2, 16 jan.2008, p. 31)
Por
meio destes exemplos, podemos verificar que as funções reais de uma carta de
leitor são variadas, já que podem atender a diversos propósitos comunicativos.
Em vista disso, compreendemos que o gênero cartas do leitor é capaz de promover
o ensino da língua materna dentro de uma concepção de língua como interação
entre usuários e de ensino como trabalho produtivo(não repetitivo).”
(Regina Demeterko Stadykoski- adaptada para fins
didáticos do texto As cartas do leitor e o ensino da língua materna)
Como
vimos na maioria dos jornais e revistas, há uma seção destinada a cartas do
leitor ― em geral conhecida como "Cartas à Redação", "Painel do Leitor",
entre outros títulos.
Essa
seção oferece um espaço para que o leitor faça elogios ou críticas a uma
matéria publicada, ou mesmo sugestões. Os comentários podem referir-se às
ideias de um texto, com as quais o leitor pode concordar ou não; à maneira como
o assunto foi abordado (neste caso, um leitor mais conservador pode afirmar que
determinada questão foi tratada de forma muito liberal); ou à qualidade do
texto em si (pode-se achar que o autor abusou de clichês, por exemplo).
É
possível também fazer alusão a outras cartas de leitores, para concordar ou não
com o ponto de vista expresso nelas.
A
linguagem da carta do leitor costuma variar conforme o perfil dos leitores da
publicação. Pode ser mais descontraída, se o público é jovem, ou ter um aspecto
mais formal.
Esse
tipo de carta apresenta formato parecido com o das cartas pessoais: data,vocativo (a
quem ela é dirigida), corpo do texto, despedida e assinatura.
Porém, quando necessário, a equipe de redação do jornal ou revista adapta as
cartas do leitor a seu estilo e as reduz para encaixá-las na seção reservada a
elas, mantendo apenas uma parte do corpo.
O
objetivo do leitor ao escrever uma carta do leitor é tornar pública sua ideia e
se sentir parte da informação. Quando redigimos uma carta como essa precisamos
ter claro que, se publicada, será lida por muitas pessoas. Por isso, requer
revisão, clareza nas ideias expostas, observar se não há repetições de ideias,
se a grafia e a pontuação estão corretas. Se citar exemplos cuide para que sejam
verdadeiros. Seja polido, pois você será responsável por tudo que será
publicado.
Quando
publicadas, as cartas costumam ser agrupadas por assunto. Assim,reúnem-se as
que se refiram à mesma notícia ou reportagem em um mesmo bloco, que
recebe um título.
Algumas
redações de jornal contam com os serviços de um ombudsman ―
pessoa contratada para criticar as matérias jornalísticas publicadas e,
sobretudo, para verificar as críticas e sugestões dos leitores e depois expor
seu ponto de vista.
Texto organizado para discussão interna de formação
por Elenita Neli Beber.